sábado, 23 de janeiro de 2016

Chapada Diamantina - Lençóis

Chapada Diamantina!

Já conhecíamos bastante por lá, mas levamos as crianças pela primeira vez (5 e 7 anos), então optamos por ficar em Lençóis e fazer os passeios mais básicos, que não apresentassem dificuldade para eles.

O trajeto de carro de Salvador para Lençóis foi super tranquilo. Recomendo sair de Salvador cedo, no máximo um pouco antes das 7h00 da manhã, pois depois desse horário você pode perder até uma hora só na saída da cidade.

Seguimos até Feira de Santana (110km), e de lá pegamos a Estrada do Feijão até Ipirá (80km), de Ipirá outra estrada até Itaberaba (70km), onde paramos para almoçar no Posto Santa Helena (churrascaria na beira da estrada, bem boazinha). E só então pegamos a BR até Lençóis (140km). Este é o trajeto mais recomendado, que pega menos trânsito de caminhões e estrada mais bem conservada.

Chegamos a Lençóis por volta das 13h00, ficamos hospedados na Pousada Vila Serrano. Não conhecia a pousada, mas havia boas indicações. Ao chegarmos, nosso quarto estava infestado de muriçocas/pernilongos, muitos mesmo, mas no geral o quarto estava limpo e era amplo o suficiente para nós. Só deixamos as malas e fomos andar pela cidade para ver a programação e guia para os outros dias.

Pousada Vila Serrano:

Como ainda era cedo, resolvemos ir até o Morro do Pai Inácio (de carro). Chegando lá, a subida foi uma aventura para as crianças, que vibraram demais! A vista é fenomenal! Não ficamos para o por do sol, e acho que foi melhor assim, pois descer com eles no escuro seria meio complicado.

No dia seguinte, fomos para Iraquara (de carro), para os passeios da Gruta da Lapa Doce e Pratinha. Algumas pessoas saem de Lençóis com um guia, mas como já conhecíamos por lá, fomos sozinhos.

Ao chegar na Gruta da Lapa Doce (estrada bem sinalizada), paga-se um ingresso e um guia do próprio local nos acompanha na "expedição". As crianças enlouqueceram com a "caverna", cada um com sua lanterna, vendo as estalactites e estalagmites, foi muito legal!

Almoçamos no restaurante da Lapa Doce e seguimos para a Pratinha. Lá ficamos o resto da tarde só curtindo a água cristalina e o banho maravilhoso (há opção de tirolesa e de um mergulho na gruta, mas não fizemos).

Segundo dia, resolvemos fazer o passeio para o Ribeirão do Meio, que é um tobogã natural e a trilha sai de Lençóis mesmo. Por recomendação da moça das informações turísticas, este passeio podia ser feito sem guia, pois a trilha era tranquila e bem sinalizada. O único porém é que a caminhada é em torno de 1 hora, mas realmente muito tranquilo.

Mais uma vez, a festa das crianças foi imensa com o tobogã natural e o rio com a água cor de chá.

Eu estava muito feliz em poder estar ali com eles, finalmente! Tinha receio de levá-los mais novos, acho que a idade foi ideal. Óbvio que viagem com crianças é no ritmo deles e só fomos para os passeios mais "lights", mas mesmo assim foi uma experiência fantástica!

Dicas de restaurantes!

Restaurante Cozinha Aberta
As crianças adoraram ver a massa sendo feita!
Comidinha deliciosa!!!

Restaurante Absolutu!
Jantar ma-ra-vi-lho-so!!!
Tirei foto do meu prato e da foto do cardápio, porque veio igualzinho, perfeito!!!
Esse risoto de abobrinha vem em um "cesto" feito de abobrinha crocante, que sabor!!!

Sobre a pousada: eu não voltaria para a Vila Serrano. O quarto infestado de muriçocas/pernilongos, depois descobri que tanto no quarto quanto no banheiro havia umas treliças que ficavam permanentemente abertas. Eram nuvens de mosquitos. Neste segundo dia, ao chegarmos ao quarto depois do jantar, vi um escorpião na parede do quarto, fiquei em pânico. Há mais de 15 anos frequento a Chapada e nunca havia visto um escorpião por lá. O quarto ficava de frente para uma mata, e havia uns quartos próximos que estavam em reforma, com material de construção empilhado perto do nosso quarto, acho que isso contribuiu, além de não ter telas nas janelas. Fomos conversar com o pessoal da pousada, e eles disseram que não foi o primeiro caso, mas que era impossível para eles pulverizar toda a área da pousada. Sugeriram que a gente fosse para outro quarto, ou que uma pessoa da pousada fosse até lá vasculhar o quarto todo e colocar inseticida. Recusamos e resolvemos antecipar o checkout (passaríamos mais outra noite por lá). Meu marido e as crianças dormiram (um tinha que dormir para poder dirigir de volta), mas eu não consegui pregar o olho, preocupada. Assim, antecipamos a nossa volta.

Foi uma viagem maravilhosa, muito bom ver o encantamento das crianças com as "aventuras", uma viagem totalmente diferente de tudo o que eles já tinham visto. Planejo voltar à Chapada com eles várias vezes, para mostrar pra eles todas as belezas do lugar.