sábado, 4 de julho de 2015

Ushuaia!

Nossa viagem para Ushuaia! 

 Você sabe onde fica Ushuaia? Também conhecida como “Fim do Mundo”, por ser a cidade mais austral (mais ao sul) do mundo, é a pontinha da pontinha da América do Sul, e está localizada na Argentina, na região conhecida como Terra do Fogo, pertencente à Patagônia Argentina! 

 Nossa opção por Ushuaia teve vários motivos. Um deles foi ter conseguido as passagens por milhas. Eu que sempre achei os programas de milhagem coisa “para inglês ver” e sempre acompanhava minhas milhas expirando sem saber exatamente o que fazer com elas, resolvi encarar o desafio com a ajuda do pessoal do grupo Viagens em Família, e assim conseguimos, tentando incessantemente várias datas até chegar no que queríamos. 

 A princípio, destino de neve, na América do Sul, ficamos em dúvida entre Ushuaia, Bariloche ou Chile. 

 O que contou a favor de Ushuaia: 

1. a cidade já é em si um “complexo de neve”, não se precisa subir uma estrada sinuosa (como no Chile); 

2. a neve é garantida desde meados de junho (este ano mesmo faltou neve em Bariloche e no Chile no início da temporada); 

3. a cidade se encontra no nível do mar, sem problemas de enjoo ou ar rarefeito para chegar até a neve (a montanha mais alta, Cerro Castor, tem pouco mais de 1.000 metros de altitude).; 

4. trata-se de um lugar bem pitoresco, que não apenas iria satisfazer as crianças no quesito neve como também seria um daqueles lugares que os adultos sempre têm em mente de um dia conhecer. 

Decisão tomada, lá fomos nós! 

Para seres tropicais, o primeiro passo após a compra das passagens é desvendar o misterioso mundo das roupas de inverno. Aprendemos que precisaríamos de 3 camadas de roupa: uma segunda-pele, formada de calça e camisa térmicas; um casaquinho ou camisa de fleece ou flanelado; e por último uma camada impermeável e “corta-vento”, formada por calça e casaco. 

Além disso, meias térmicas, botas impermeáveis próprias para a neve, luvas impermeáveis (sentimos falta de uma luvinha mais fina por dentro para aquecer mais), gorro e cachecol. Optamos por comprar o enxoval completo antes da viagem, já que não somos muito de perder tempo em viagem olhando loja (principalmente com crianças). 

Compramos pelo site da Decathlon, com certa antecedência, super tranquilo de trocar as peças que precisavam (só questão de tamanho), ultra rápidos na entrega e preços bem interessantes (isso foi um grande acerto, pois os preços em Ushuaia estavam bem altos). 

Apesar de ser na América do Sul, não é uma viagem rápida. Pegamos 3 voos com duração de 3 horas cada. 

Já havia ouvido falar do vento forte local e da possibilidade de turbulência, mas quando o piloto anunciou que estaríamos nos preparando para pousar, eu pensei: “vou avisar a todo mundo que não tem nada a ver, a viagem é super tranquila!”. Falei cedo demais. Na hora do pouso, a impressão que eu tinha era a de que estava dentro de um touro mecânico! Um sobe e desce como se o piloto estivesse tentando acertar a mira do avião na pista, até o pouso perfeito sob aplausos. Ali começava oficialmente nossa grande aventura! 

Primeiro Dia! 

Pousamos às 9 da manhã e... tudo escuro! Nessa época só amanhece às 10! Já na chegada vi neve por todo o lado e me encantei! Parecia um pouco com as familiares dunas de areia branca.


 Deixamos as malas no hotel (Alto Andino Hotel, dica do Viaje na Viagem!) e seguimos para conhecer a cidade. 

 Primeira parada, restaurante El Vagón, para um delicioso café da manhã! Chocolate “caliente”, “medialunas”(croissants) e mais algumas guloseimas. 

Fomos até o guichê de informações turísticas para saber sobre todos os passeios, já havia um pouco de neve pela cidade, mas principalmente muito gelo no chão. 

Tiramos foto na famosa Placa do Fim do Mundo, no porto, e seguimos para almoçar no Restaurante Bodegón Fueguino, na Av. San Martin, a rua mais movimentada e que foi nossa parceira de final de tarde em todos os dias da viagem. 
Comi um delicioso cordeiro ao molho de laranja e mel acompanhado de mil folhas de batata (como uma lasanha feita de batata cortada em lâminas). O maridão comeu um salmão e as crianças um frango empanado acompanhado de batatas fritas e arroz. 

Este primeiro dia foi mais de “reconhecimento”, e como escureceu às 5 da tarde, voltamos para o hotel e pegamos no sono cedo! 

Segundo Dia 

Acordamos e ainda não havia amanhecido, e a primeira atração do dia foi tomar café da manhã no escuro! 

 Café da manhã no escuro:

Depois seguimos para o Glaciar Martial, montanha coladinha na cidade, bastou pegar um táxi. 
Ali conhecemos, de fato, a neve pela primeira vez. 
A euforia das crianças tomou conta de nós! Momentos marcantes e paisagens maravilhosas!!!


Subimos a pé um trecho pequeno da montanha (as “aerosillas” ou teleféricos estavam sem funcionar desde o verão passado) e foi o suficiente para literalmente deitar e rolar na neve! 

Tomamos mais um “chocolate caliente” na casa de chá La Cabaña, um lugarzinho muito lindo que parece uma casa de boneca, completamente cor de rosa e provençal. Lindo! 

Dali comemos uma pizza no restaurante da escola de esqui que fica no pé da montanha (mais pela proximidade)e voltamos para curtir um pouco mais a neve. Nesta hora um cachorrinho se aproximou de nós e não nos deixou, sempre correndo atrás das bolas de neve que jogávamos e pedindo mais. Momentos mágicos! 

 Voltamos para a cidade para rodar pela Av. San Martin e jantamos no restaurante Almacén Ramos Generales, comida maravilhosa e ambientado como um armazém antigo, com várias peças antigas expostas. Até a pia do banheiro era diferente! 

Terceiro Dia 

Marcamos o passeio de barco pelo Canal de Beagle às 3 da tarde, então ficamos pela cidade até dar a hora do passeio. Andamos pelas lojinhas da Av. San Martin, entramos no Museu do Fim do Mundo, almoçamos e nos dirigimos para o Porto. 

Contratamos o passeio com a empresa Canoeros, que fica em uma das “casinhas” do “muelle” (cais do porto). O passeio de barco nos brindou com paisagens estonteantes! Imagens que valem mais do que mil palavras! E ainda por cima um belo dia de sol (apesar do frio)! Passamos pela ilha dos leões marinhos, pela ilha dos pássaros, pelo Farol Les Eclaireurs e descemos em uma ilha para visitação.




Na volta, fomos presenteados com a vista de Ushuaia ao por do sol. Simplesmente fantástico!


Voltamos e passamos por uma pequena padaria que fica ao lado do restaurante Bodegón Fueguino para comprar as mais diversas guloseimas, o que foi nosso jantar. 

 Quarto Dia 

Pegamos muita chuva neste dia, e optamos por fazer um passeio de carro (chamado de “remi”, é um tipo de táxi por preço fixo, sem taxímetro, para um passeio completo). Fomos até o Parque Nacional. Paisagens lindas, com várias paradas para fotos, inclusive na estação do famoso Trem do Fim do Mundo (que optamos por não embarcar), no centro de visitantes Alakush (onde vimos uma interessante exposição que conta a história dos povos nativos), no Lago Las Rocas e na Bahia Lapataia. 

 Vista do Centro de Visitantes Alakush:


Bahia Lapataia:

Lago Roca:


Na estrada:



Voltamos para almoçar na cidade (uma casa de massas chamada 139 Pasta e Pizza, na Av. San Martin, boazinha) e aproveitamos o dia mais tranquilo para comprar as lembrancinhas de viagem, basicamente alfajores de todos os tipos e marcas e alguns chocolates. 

Destaque para os alfajores tradicionais de produção local chamados La Oma de Ushuaia, para a geleia de calafate (fruta típica da região), para os alfajores de chocolate da Ovejitas de Patagonia e para os chocolates da Laguna Negra, além de várias outras opções. 

Quinto Dia 

Nossa primeira previsão de neve! Já saímos do hotel com os primeiros flocos caindo, e foi a minha vez de virar criança. Fomos para o meio da rua ver como era aquela cena que antes só conhecíamos dos filmes. E lembrando daquele vídeo famoso que está circulando pela internet, abrimos a boca para ver como era o gosto dos flocos de neve. O maior barato! 



Neste dia programamos (com o mesmo motorista) o passeio de trenó com cachorros. Ele nos levou até o centro invernal Valle de Lobos. O passeio foi um pouco decepcionante. Trajeto super rápido, nem dez minutos, e muito caro. Tipo “mico de turista”. Mas as crianças gostaram muito! 




O centro invernal Valle de Lobos é bem pequeno, havia pouco espaço para as crianças brincarem com a neve, então dali seguimos para o centro invernal Las Cotorras (também conhecido como Ushuaia Blanca). 

Ali havia uma pista super legal para “esqui-bunda” e uma estrutura bem superior à primeira parada. Como estava nevando bastante, a neve estava super fofinha, foi uma curtição! Fizemos boneco de neve, anjinho e guerra de bolas de neve. 

Almoçamos ali mesmo, no esquema “tenedor libre” (“garfo livre”, que quer dizer buffet), podíamos nos servir de saladas, o cordeiro vinha na mesa em um fogareiro e as crianças comeram um macarrão. 

De dentro do restaurante, tirei uma das fotos mais lindas da viagem:




A todo momento eu olhava para o céu, para a neve caindo, e pensava: este é um daqueles momentos que guardaremos para toda a vida. Muito especial! 

 Sexto Dia 

Nevando muito!!! Oba!!! 

Nosso dia na estação de esqui Cerro Castor. Contratamos com o mesmo motorista dos dias anteriores para nos levar e buscar ao final do dia. 

A estrutura da estação de esqui é algo fantástico! A neve estava maravilhosa, super fofinha. Chegamos e nos dirigimos para a Escola de Neve, onde contratamos uma aula particular de 2 horas para as crianças e dali seguimos para o aluguel dos equipamentos (esqui, bastões e capacetes). 

Como optamos por não esquiar, apenas as crianças pagaram o passe de esqui, nós pagamos um passe conhecido como “peatones”, que é para as pessoas que querem apenas subir no teleférico (“aerosilla”) sem equipamentos para esquiar. 

 Por incrível que pareça, subir no teleférico era o meu objetivo principal na estação de esqui. Amei!!!








A aula de esqui foi uma curtição para eles. Depois das duas horas de aula, almoçamos e a tarde toda as crianças passaram na pista mais suave colocando em prática o que haviam aprendido. 

Impressionante como em pouco tempo eles já pegam o jeito!

Eu, particularmente, nunca havia pensado em esquiar. 

Todos os relatos que ouvia de pessoas que iam para estações de esqui sempre envolviam algum acidente, mas resolvi atender ao desejo das crianças de aprender.  E aprendi que, como tudo na vida, fazendo direitinho não há perigo algum. Eles curtiram imensamente esquiar e eu fiquei toda boba com mais esta conquista deles. E prometi para mim mesma uma próxima vez na neve com direito a aulas de esqui para nós, adultos, também! 

O Cerro Castor deixou um gostinho de quero mais. O ideal seria 2 ou 3 dias ali, mas deixamos para o último dia de viagem por causa da previsão de neve, e também pela nossa vontade, claro, de conhecer os pontos turísticos de Ushuaia e não ficar “apenas” na estação. 

E essa é a descrição do meu filho para o dia de esqui (me pediu para sentar aqui e escrever quando eu disse que estava fazendo o relato da viagem): 

“E as crianças esqui e o rafa foi no topo de uma montanha de neve e o tanmanho dela era media.” 

Podemos dizer que nossa primeira experiência na neve foi em um lugar pitoresco, fantástico, de paisagens deslumbrantes e lugares e situações inesquecíveis. Enfim, um sonho realizado! 

 Último Dia 

No dia da partida, Ushuaia não nos deixou ir. Uma nevasca interminável (segundo o motorista, neve como não havia há 30 anos por lá) fez com que o voo fosse cancelado, e fomos remanejados para a manhã seguinte. 

 O aeroporto:



Perdemos toda a manhã no aeroporto para isso, mas compensamos indo almoçar num restaurante maravilhoso, chamado Maria Lola Resto. Comi uma truta com molho de limão e acompanhando lasanha de vegetais (incríveis lâminas de abóbora e abobrinha sobrepostas), o maridão optou por um cordeiro com molho de mel e chips de batata doce, enquanto as crianças foram no clássico filé com fritas:




A vista do restaurante:




Dali, saímos pelas ruas, nos despedindo de cada cantinho especial daquela cidade, neste dia incrivelmente coberta de neve que nos ia até o joelho. Foi uma despedida prolongada, à altura dos dias maravilhosos que passamos por ali!







No dia seguinte, a neve deu uma trégua e conseguimos embarcar, com várias horas de atraso, mas felizes por tudo o que vivemos por ali. O avião pousando para nos pegar:




A Cordilheira dos Andes e o Canal de Beagle - de um lado, Chile, do outro, Argentina!


Para completar, o segundo voo também atrasou, nos fazendo perder o terceiro voo e passar a noite no aeroporto, chegando em casa apenas pela manhã. 

A dica que deixo para quem quiser refazer nossa aventura é passar uns dias em Buenos Aires para dividir o trajeto, e assim não ter tantos percalços com os eventuais atrasos/cancelamentos de voos, comuns em locais com possibilidade de neve. 

No mais, espero que tenham curtido conosco!

2 comentários:

  1. Muito legal, dá pra sentir a emoção de vocês! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fui pra Ushuaia pouco antes de vocês, em junho de 2015. Ler o seu relato só me fez relembrar o quanto esse destino é maravilhoso. Revivi todo os momentos passados lá! Frequentei restaurantes diferentes, fiz outros passeios, e tudo foi tão perfeito quanto foi pra vocês.

    ResponderExcluir